Início
Institucional
O que é a AGB
Objetivos
Parcerias e Intercâmbios
Diretoria
Publicações
Revista Ciência Geográfica
Livros
Associe-se
ENVIO DE ARTIGO
Notícias
Revista Ciência Geográfica
Online: ISSN 2675-5122 ISSN-L 1413-7461
Apresentação
Expediente
Corpo Editorial
Normas
Edição Atual
Edições Anteriores
Contato
ANO XXIV - VOL. XXIV, Nº 4 - JANEIRO/DEZEMBRO - 2020
Publicada em 19/12/2020
Clique na imagem da capa da revista acima para ler/baixar a última edição completa
ou
nos títulos abaixo para ler/baixar cada artigo individualmente.
Carta ao Leitor
Artigos
O lugar da educação ambiental no currículo do ensino médio das escolas de tempo integral da rede estadual de Mato Grosso do Sul pós-reforma de 2017
José Aparecido Vitorino • Marcos Vinicius Campelo Junior • Suzete Rosana de Castro Wiziack
Ensino de biologia: as mudanças climáticas no contexto escolar
Alexandre Fagundes Cesario • Débora Eriléia Pedrotti Mansilla
Educação ambiental e o zoneamento de Mato Grosso: mobilização social em políticas públicas
Denize Aparecida Rodrigues de Amorim • Michèle Sato
La práctica laboral en la licenciatura en educación. Biología: un escenario para la educación ambiental
Amado Lorenzo Hernández Barrenechea • Yany Leidys Laguardia Alfonso • Adriel Luis Lima Rodríguez
Contribuições da teoria da objetivação para o ensino e aprendizagem de temáticas ambientais para os anos iniciais do ensino fundamental
Shirley Takeco Gobara • Luis Radford • Marcos de Oliveira Monteiro
Educação ambiental em ambientes não formais: quebrar barreiras para reconectar pessoas ao mundo natural
José Sabino • Luciana Paes de Andrade
El Ulex Europaeus: un caso de análisis ambiental desde el diseño de un AVA como estrategia didáctica y su relación con el territorio en la formación de educadores ambientales
Ariza Ariza Leidy Gabriela • Merchán Galindo Leydy Zoraya • Rodríguez Medrano Laura Andrea • Zoque Suarez Jeisson Fabián
O uso da educação ambiental para pesquisa participativa na comunidade Vila Luizão, São Luís-MA
Caroline Silva da Cunha • Jean Carlos Louzeiro dos Santos • Ana Rosa Marques
¿Cómo impactaría la eco-ciudadania el aprendizaje ambiental de los estudiantes de educacion media de la Institucion Educativa Distrital Colombia Viva?
Otto Leonardo Gómez Huertas
Um texto alternativo sobre a temática agrotóxico como forma de promover a educação ambiental
Luana Cristina Avelino • Nádia Cristina Guimarães Errobidart • Daniele Correia
Agendas de gênero, água e educação ambiental nos territórios pantaneiros: aproximações possíveis
Áurea da Silva Garcia • Icléia Albuquerque de Vargas
Estudo do meio: uma prática interdisciplinar e de educação ambiental
Diego Fernando do Nascimento • Tabita Teixeira • Fernanda da Rocha Brando
Expedições anarco pedagógico atemporais: construção coletiva para uma educação científica interdisciplinar na Serra De Maracaju, Aquidauana-MS
Luiz Eugênio de Arruda • Icléia Albuquerque de Vargas • João José Caluzi
Os sentidos ribeirinhos sobre as águas do rio: a percepção da comunidade de Barão de Melgaço sobre o rio Cuiabá
Rosana Manfrinate • Giseli Dalla Nora • Onélia Carmem Rossetto
Educação ambiental e suas práticas no ensino de geografia
Silvia Fernanda Cantóia • Nielly Layane Dias Ribeiro
Sustentabilidade no ambiente escolar: o arrolar de ações socioambientais com estudantes de uma escola pública em Campo Grande, MS
Juliana Cristina Ribeiro da Silva • Mônica Cristine Junqueira Filheiro • Patrícia Helena Mirandola Garcia
Estilos de pensamento na educação ambiental: uma análise a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
Gabriela Rodrigues Longo • Airton José Vinholi Júnior
Processos formativos em educação ambiental com foco na crise climática: algumas vivências
Irineu Tamaio • Giselly Gomes • Elni Elisa Willms
Sequência didática problematizadora com o tema “queimadas” na formação de professores de ciências: possibilidades e limitações metodológicas
Cátia Fabiane Reis Castro de Oliveira • Zielma de Andrade Lopes • Vera de Mattos Machado
Educação ambiental e a formação de professores da educação básica: rupturas e retrocessos nos anos 2000
Carla Busato Zandavalli • Maria Inês de Affonseca Jardim • Kátia Cilene Alves Borges • Daniel Pereira do Prado Dias
Menino do Mato e o Pantanal: percepção, representação e saber ambiental
Camila de Freitas Vieira • José Flávio Rodrigues Siqueira • Maria Rita Mendonça Vieira • Angela Maria Zanon
Pesquisa e extensão sobre mudanças climáticas no Assentamento Egídio Brunetto-MST: o projetar de uma educação ambiental campesina na interlocução entre o IFMT e o MST-MT
Ronaldo E. Feitoza Senra • Imara Pizzato Quadros • Heitor Queiroz de Medeiros
Quem determina o que e como se ensina em uma unidade de conservação? Um estudo na Trilha do Morro do Diabo
Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi • Martha Marandino
Fogo: conhecer para controlar/estratégias de educação ambiental na gestão ambiental pública federal em território indígena no Brasil
Ana Rosa Marques
Ambientes construídos: a formação do profissional e a educação ambiental
Valéria Ramos Baltazar Quevedo • Monica Cristine Junqueira Filheiro • Patrícia Helena Mirandola Garcia
Ensino de geografia e educação ambiental para a compreensão das problemáticas urbanas na região metropolitana de Belém-PA
Aline Reis de Oliveira Araújo • Pamela Thuane de Oliveira Durão • Sthefane Micaela Carvalho de Souza
© 2022 -
AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru