Online: ISSN 2675-5122      ISSN-L 1413-7461
ANO XXIV - VOL. XXIV, Nº 3 - JANEIRO/DEZEMBRO - 2020
Publicada em 19/12/2020
EDIÇÃO ATUAL



Clique na imagem da capa da revista acima para ler/baixar a última edição completa
ou
nos títulos abaixo para ler/baixar cada artigo individualmente.


Carta ao Leitor

Artigos

O lugar da educação ambiental no currículo do ensino médio das escolas de tempo integral da rede estadual de Mato Grosso do Sul pós-reforma de 2017
José Aparecido Vitorino • Marcos Vinicius Campelo Junior • Suzete Rosana de Castro Wiziack

Ensino de biologia: as mudanças climáticas no contexto escolar
Alexandre Fagundes Cesario • Débora Eriléia Pedrotti Mansilla

Educação ambiental e o zoneamento de Mato Grosso: mobilização social em políticas públicas
Denize Aparecida Rodrigues de Amorim • Michèle Sato

La práctica laboral en la licenciatura en educación. Biología: un escenario para la educación ambiental
Amado Lorenzo Hernández Barrenechea • Yany Leidys Laguardia Alfonso • Adriel Luis Lima Rodríguez

Contribuições da teoria da objetivação para o ensino e aprendizagem de temáticas ambientais para os anos iniciais do ensino fundamental
Shirley Takeco Gobara • Luis Radford • Marcos de Oliveira Monteiro

Educação ambiental em ambientes não formais: quebrar barreiras para reconectar pessoas ao mundo natural
José Sabino • Luciana Paes de Andrade

El Ulex Europaeus: un caso de análisis ambiental desde el diseño de un AVA como estrategia didáctica y su relación con el territorio en la formación de educadores ambientales
Ariza Ariza Leidy Gabriela • Merchán Galindo Leydy Zoraya • Rodríguez Medrano Laura Andrea • Zoque Suarez Jeisson Fabián

O uso da educação ambiental para pesquisa participativa na comunidade Vila Luizão, São Luís-MA
Caroline Silva da Cunha • Jean Carlos Louzeiro dos Santos • Ana Rosa Marques

¿Cómo impactaría la eco-ciudadania el aprendizaje ambiental de los estudiantes de educacion media de la Institucion Educativa Distrital Colombia Viva?
Otto Leonardo Gómez Huertas

Um texto alternativo sobre a temática agrotóxico como forma de promover a educação ambiental
Luana Cristina Avelino • Nádia Cristina Guimarães Errobidart • Daniele Correia

Agendas de gênero, água e educação ambiental nos territórios pantaneiros: aproximações possíveis
Áurea da Silva Garcia • Icléia Albuquerque de Vargas

Estudo do meio: uma prática interdisciplinar e de educação ambiental
Diego Fernando do Nascimento • Tabita Teixeira • Fernanda da Rocha Brando

Expedições anarco pedagógico atemporais: construção coletiva para uma educação científica interdisciplinar na Serra De Maracaju, Aquidauana-MS
Luiz Eugênio de Arruda • Icléia Albuquerque de Vargas • João José Caluzi

Os sentidos ribeirinhos sobre as águas do rio: a percepção da comunidade de Barão de Melgaço sobre o rio Cuiabá
Rosana Manfrinate • Giseli Dalla Nora • Onélia Carmem Rossetto

Educação ambiental e suas práticas no ensino de geografia
Silvia Fernanda Cantóia • Nielly Layane Dias Ribeiro

Sustentabilidade no ambiente escolar: o arrolar de ações socioambientais com estudantes de uma escola pública em Campo Grande, MS
Juliana Cristina Ribeiro da Silva • Mônica Cristine Junqueira Filheiro • Patrícia Helena Mirandola Garcia

Estilos de pensamento na educação ambiental: uma análise a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
Gabriela Rodrigues Longo • Airton José Vinholi Júnior

Processos formativos em educação ambiental com foco na crise climática: algumas vivências
Irineu Tamaio • Giselly Gomes • Elni Elisa Willms

Sequência didática problematizadora com o tema “queimadas” na formação de professores de ciências: possibilidades e limitações metodológicas
Cátia Fabiane Reis Castro de Oliveira • Zielma de Andrade Lopes • Vera de Mattos Machado

Educação ambiental e a formação de professores da educação básica: rupturas e retrocessos nos anos 2000
Carla Busato Zandavalli • Maria Inês de Affonseca Jardim • Kátia Cilene Alves Borges • Daniel Pereira do Prado Dias

Menino do Mato e o Pantanal: percepção, representação e saber ambiental
Camila de Freitas Vieira • José Flávio Rodrigues Siqueira • Maria Rita Mendonça Vieira • Angela Maria Zanon

Pesquisa e extensão sobre mudanças climáticas no Assentamento Egídio Brunetto-MST: o projetar de uma educação ambiental campesina na interlocução entre o IFMT e o MST-MT
Ronaldo E. Feitoza Senra • Imara Pizzato Quadros • Heitor Queiroz de Medeiros

Quem determina o que e como se ensina em uma unidade de conservação? Um estudo na Trilha do Morro do Diabo
Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi • Martha Marandino

Fogo: conhecer para controlar/estratégias de educação ambiental na gestão ambiental pública federal em território indígena no Brasil
Ana Rosa Marques

Ambientes construídos: a formação do profissional e a educação ambiental
Valéria Ramos Baltazar Quevedo • Monica Cristine Junqueira Filheiro • Patrícia Helena Mirandola Garcia

Ensino de geografia e educação ambiental para a compreensão das problemáticas urbanas na região metropolitana de Belém-PA
Aline Reis de Oliveira Araújo • Pamela Thuane de Oliveira Durão • Sthefane Micaela Carvalho de Souza




© 2020 - AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru