Online: ISSN 2675-5122      ISSN-L 1413-7461
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

DIRETRIZES PARA AUTORES
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS ORIGINAIS PARA PUBLICAÇÃO

1 - A Revista CIÊNCIA GEOGRÁFICA – Ensino, Pesquisa e Método é a publicação eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru – SP. Recebe e publica artigos inéditos e resenhas elaboradas por geógrafos, estudantes de pós-graduação, professores de Geografia da Educação Básica e Superior e ou de Ciências afins.
2 - Os artigos, que poderão conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 40 (quarenta) páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas serão publicados a partir de revisão realizada dentro das normas técnicas do periódico. Os títulos, resumos e palavras-chave deverão vir em língua portuguesa, inglesa e espanhola ou francesa.
2.1 - Os artigos deverão ser revisados por profissional de Língua Portuguesa antes de envio para avaliação e publicação (ENVIAR DECLARAÇÃO EM ANEXO).
3 - A Revista Ciência Geográfica publica artigos em Português, Inglês, Francês e Espanhol sobre Geografia ou de ciências afins dentro das modalidades a seguir:
3.1 - Artigos originais: texto inédito que seja resultado de investigação científica e/ou tecnológica, projeto de qualquer natureza ou notas de pesquisa de campo;
3.1.1 - Não serão publicados artigos oriundos de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (TCC). O estudante de graduação, contudo, poderá enviar artigos na qualidade de coautor do texto elaborado por mestres ou doutores que aparecerão como autores principais.
3.2 - Notas de pesquisa de campo: sistematização de dados ou informações inéditas colhidas em campo: mínimo de 8 (oito) e máximo 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas;
3.3 - Artigos sobre Educação: trabalhos de pesquisas desenvolvidos no âmbito da Educação Básica e Superior de Graduação e Pós-Graduação relacionados ao ensino de Geografia ou de Ciências afins;
3.4 - Artigos sobre assuntos relevantes de interesse geral da Geografia ou de Ciências afins;
3.5 - Artigos de revisão destinados à apresentação do progresso em área específica da Geografia;
3.6 - Resenhas sobre textos clássicos ou de referência para os estudos de Geografia ou de Ciências afins (no máximo 1.200 palavras);
3.7 - Cartografias, imagens e outras expressões gráficas: mapas, gráficos e outras figuras em que se descreva a metodologia ou o modo de criação (softwares, técnicas etc.) - no máximo 1.200 palavras;
3.8 - Artigos didático-pedagógicos sobre temas relacionados à Geografia ou às Ciências afins, empregados na prática docente, que serão incluídos na seção “A Sala de Aula”, sendo no máximo cinco artigos por edição da Revista, com mínimo de 8 (oito) e máximo de 12 (doze) páginas.
4 - Os artigos submetidos deverão ter no máximo 4 autores. Artigos com mais autores serão desclassificados automaticamente.
4.1 - Para a análise, o artigo será encaminhado pelos Editores da Revista aos avaliadores ad hoc, sem constar a autoria. Caso existam críticas ou sugestões dos avaliadores, o artigo será remetido pelos Editores ao(s) autor (es) para que se procedam as alterações solicitadas.
4.1.1 - Quando houver referência ao próprio autor, usar-se-á a forma (Autor, ano).
4.2 - Um Autor só pode voltar a publicar na Revista Ciência Geográfica após haver transcorrido seis meses de sua última publicação.
5 - Direitos autorais: ao submeter um artigo para a Revista Ciência Geográfica, o(s) Autor (es) assume(m) que a contribuição é original e inédita, que não está em processo de avaliação ou foi publicada em outra revista no mesmo formato, sem a permissão por escrito dos editores. Quando um artigo for de autoria de mais de um autor, subentende-se que o responsável pela submissão tem o consentimento dos demais autores.
6 - A apresentação dos originais deve obedecer, obrigatoriamente, ao que se especifica a seguir:
a) O artigo deverá ser remetido via e-mail em arquivo anexado, gravado em formato DOC (não DOCX) em quaisquer dos aplicativos de edição de textos a seguir: Microsoft Word, OpenOffice, BrOffice, LibreOffice. A página será de tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas com espaçamento 1,5 cm, margens com 2,5 cm e sem número de página;
b) Título em caixa alta e negrito. Subtítulo em fonte de corpo 10;
c) Identificação dos Autores abaixo do título e subtítulo;
d) Referência sobre o(s) Autor(es) no rodapé da primeira página do texto;
e) Artigos contendo mapas, tabelas, gráficos ou figuras só serão aceitos devidamente escaneados na resolução de 300 dpi’s para tamanho de área igual ou maior que 10x15 cm; caso sejam menores que 10x15 cm, deverão ser escaneados com resolução de 600 dpi’s;
g) Fotos deverão ter a resolução mínima de 3MP (Megapíxel) para o formato original da câmera digital ou devidamente escaneadas na resolução de 300 dpi’s para tamanho de área igual ou maior que 10x15 cm; caso sejam menores do que 10x15 cm deverão ser escaneadas com 600 dpi’s, gravados com extensão JPG, TID ou PNG.
h) Notas relativas ao texto, identificadas numericamente, serão apresentadas obrigatoriamente ao final do texto, antes das referências bibliográficas.
i) O resumo poderá ter o máximo de 150 palavras; nas palavras-chave, apenas de 3 a 5 palavras.
7 - Idioma da submissão do resumo: serão obrigatórios três idiomas:
a) português;
b) inglês;
c) espanhol ou francês.
8 - Citações:
8.1 - Todas as citações devem constar o sobrenome do Autor e o ano da publicação;
8.2 - Citações literais devem constar também o número da(s) página(s) onde ocorrem;
8.2.1 - Citações literais de até três linhas serão registradas no corpo do parágrafo, entre aspas e sem itálico;
8.2.2 - Citações literais com mais de três linhas serão registradas com recuo à esquerda de 4 cm, em corpo 11, entrelinha simples, sem aspas e sem itálico.
9 - Referências:
A indicação bibliográfica (se houver) após o texto será registrada em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT:
9.1 - Livro: SOBRENOME, nomes. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de Publicação: Editora, ano da publicação. No caso de autoria coletiva, devem constar os nomes do(s) organizador (es);
9.2 - Artigo: SOBRENOME, I. N. A. Título do artigo. Título do periódico, Cidade, volume, número, páginas (inicial e final), mês, ano.
9.3 - Tese/dissertação/monografia: SOBRENOME, I. N. A. Título: subtítulo. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/Mestrado/Graduação em [Área de Conhecimento]) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, ano.
10 - A ordem de publicação dos trabalhos é de competência exclusiva dos Editores da Revista e do Conselho Editorial e levará em conta:
a) data da apresentação dos originais de acordo com as normas anteriores;
b) temática atual, envolvendo interesse científico, didático, de divulgação, extensão, afinidade com outros artigos e retomada de abordagens dos temas e situações afins;
c) disponibilidade de espaço em cada edição do periódico.
11 - As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
12 - Dado o caráter não lucrativo do periódico, os autores não são ressarcidos pela publicação dos artigos.
13 - Os artigos devem ser encaminhados para os seguintes endereços eletrônicos:
agb@agbbauru.org.br
revistacienciageografica@gmail.com
lourenco.magnoni@etec.sp.gov.br
© 2020 - AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru