Início
Institucional
O que é a AGB?
Objetivos
Diretoria
Parcerias e Intercâmbios
Publicações
Revista Ciência Geográfica
Livros
Associe-se
Submissão de Artigo
Contato
Sobre a Revista
Apresentação
Expediente
Corpo Editorial
Corpo de Pareceristas
Comissão Organizadora
Políticas
Declaração de Privacidade
Declaração de Ética
Avaliação Cega por Pares
Acesso Aberto
Normas
Edição Atual
Edições Anteriores
Declaração de Privacidade
CONVOCAÇÃO
Início
Institucional
O que é a AGB
Objetivos
Diretoria
Parcerias e Intercâmbios
Publicações
Revista Ciência Geográfica
Livros
Associe-se
Submissão de Artigo
Contato
Menu
Revista Ciência Geográfica
Online: ISSN 2675-5122 ISSN-L 1413-7461
Sobre a Revista
Apresentação
Expediente
Corpo Editorial
Corpo de Pareceristas
Comissão Organizadora
Missão
Políticas
Declaração de Privacidade
Sustentabilidade Financeira
Declaração de Ética
Avaliação Cega por Pares
Acesso Aberto
Tempo de Tramitação
Idiomas de Publicação
Seções da Revista
Normas
Edição Atual
Edições Anteriores
ANO XXV - VOL. XXV, Nº 5 - JANEIRO/DEZEMBRO - 2021
Publicada em 10/11/2021
Clique na imagem da capa da revista acima para ler/baixar a última edição completa
ou
nos títulos abaixo para ler/baixar cada artigo individualmente.
Carta ao Leitor
Artigos
EIXO 1 - CARTOGRAFIA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Pensamento espacial e representação do espaço: uma abordagem histórico-cultural na educação infantil
Paula Cristiane Strina Juliasz
Cartografia como enunciação do viver
Bruno Muniz Figueiredo Costa • Jader Janer Moreira Lopes • Diego Corrêa Maia
Cartografia escolar em livros de Delgado de Carvalho e o desenvolvimento da geografia escolar moderna (1930-1943)
Diego Carlos Pereira • João Pedro Pezzato
Ensayo de un constructo de evaluación de las geohabilidades
Alfonso García de la Vega
Ensino de Geografia, educação geográfica e alfabetização cartográfica
Francisco Rodríguez Lestegás • Xosé Carlos Macía Arce • Francisco Xosé Armas Quintá
A linguagem cartográfica em livros didáticos de Geografia: aproximações entre a Linguística e a Cartografia
Hugo Gabriel da Silva Mota • Miriam Aparecida Bueno
Mapas a serviço de uma ideologia: o Continente Antártico retratado em livros didáticos chilenos
Bruno Falararo de Mello • João Pedro Pezzato • Christiane Fernanda da Costa
EIXO 2 - TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA
Cartografia, SIG e raciocínio geográfico no ensino de Geografia: panoramas e tendências para a educação geográfica
Sonia Castellar • Igor Rafael de Paula
A Cartografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os mapas animados e interativos como recursos pedagógicos na Educação Básica no Brasil
Tadeu Jussani Martins • Andréa Aparecida Zacharias
Mapeamento colaborativo com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação acessíveis: elementos para releituras e atualizações do “leitor crítico de mapas” e “mapeador consciente”
Gisele Girardi • Patrícia Silva Leal Coelho
Atlas escolares y nuevas tecnologías
José Jesús Reyes Nuñez
As geotecnologias na formação de professores(as) de Geografia: por outros sentidos e possibilidades
Mariana Lima Loterio • Tânia Seneme do Canto
Cartografia e atividades diferenciadas: reflexos na aprendizagem e no exercício da cidadania
Angelica Carvalho Di Maio
O uso do Minecraft no ensino de Cartografia
Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena • Barbara Gomes Flaire Jordão
EIXO 3 - CARTOGRAFIA SOCIAL NO ENSINO DE CARTOGRAFIA
Histórias infantis e linguagem cartográfica: a construção dos saberes geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Luana Maria Xavier Silva Abreu • Denis Richter
Os mapas mentais como expressões simbólicas em tempos de pandemia
Rosangela Lurdes Spironello • Lígia Cardoso Carlos • Liz Cristiane Dias
Geograficidades e cartograficidades: os mapas mentais e o ato de representar
Amélia Regina Batista Nogueira
A Caatinguinha fica no Nordeste? ludicidade e Geografia escolar
Valéria Cazetta • Camila Araujo Gomes Medeiros
Mapas topológicos e topografias envolventes: reflexões epistemológicas para uma educação cartográfica plural
Thiara Vichiato Breda
O cinema como dispositivo na prática social cartográfica: a proposta metodológica da produção coletiva do filme “Localização e identidade”
Rogério Borges • Andréa Aparecida Zacharias
EIXO 4 - METODOLOGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA
Cartografia Escolar e gêneros textuais: experiência didático-pedagógica no encontro binacional Brasil e Chile
Christiane Fernanda da Costa • João Pedro Pezzato • Ximena Edith Cortés Quezada • Silvana Andrea Núñez Thompson
Contribuições das diferentes linguagens na formação dos alunos de Geografia a partir das experiências do PIBID
Liz Cristiane Dias • Rosangela Lurdes Spironello • Lígia Cardoso Carlos
Cartografia Escolar e os fenômenos da natureza: materiais paradidáticos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer • Patricia Helena Mirandola Garcia • Mayara Cristina Rodrigues dos Santos
O papel da imaginação na elaboração de conceitos cartográficos por estudantes com cegueira congênita
Tamara de Castro Régis • Ruth Emília Nogueira
Atlas Geográficos e suas contribuições para as Leis 10639/2003 e 11645/2008
Adriany de Ávila Melo Sampaio • Antônio Carlos Freire Sampaio
O Atlas Escolar Municipal e a parceria entre universidade e Educação Básica: relato de experiência
Joseane Gomes de Araújo • Ione Oliveira Jatobá Leal • Daniel Carneiro Reis
Atlas Escolar de Mairinque-SP Geográfico e Histórico
Ismail Barra Nova de Melo
Os atlas no ensino de Geografia: o estado do conhecimento no Brasil neste início de século (2001-2020)
José Vitor Rossi Souza • João Pedro Pezzato • Christiane Fernanda da Costa
© 2024 - AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru