Início
Institucional
O que é a AGB
Objetivos
Parcerias e Intercâmbios
Diretoria
Publicações
Revista Ciência Geográfica
Livros
Associe-se
ENVIO DE ARTIGO
Notícias
Revista Ciência Geográfica
Online: ISSN 2675-5122 ISSN-L 1413-7461
Apresentação
Expediente
Corpo Editorial
Normas
Edição Atual
Edições Anteriores
Contato
ANO XXV - VOL. XXV, Nº 5 - JANEIRO/DEZEMBRO - 2021
Publicada em 10/11/2021
Clique na imagem da capa da revista acima para ler/baixar a última edição completa
ou
nos títulos abaixo para ler/baixar cada artigo individualmente.
Carta ao Leitor
Artigos
EIXO 1 - CARTOGRAFIA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Pensamento espacial e representação do espaço: uma abordagem histórico-cultural na educação infantil
Paula Cristiane Strina Juliasz
Cartografia como enunciação do viver
Bruno Muniz Figueiredo Costa • Jader Janer Moreira Lopes • Diego Corrêa Maia
Cartografia escolar em livros de Delgado de Carvalho e o desenvolvimento da geografia escolar moderna (1930-1943)
Diego Carlos Pereira • João Pedro Pezzato
Ensayo de un constructo de evaluación de las geohabilidades
Alfonso García de la Vega
Ensino de Geografia, educação geográfica e alfabetização cartográfica
Francisco Rodríguez Lestegás • Xosé Carlos Macía Arce • Francisco Xosé Armas Quintá
A linguagem cartográfica em livros didáticos de Geografia: aproximações entre a Linguística e a Cartografia
Hugo Gabriel da Silva Mota • Miriam Aparecida Bueno
Mapas a serviço de uma ideologia: o Continente Antártico retratado em livros didáticos chilenos
Bruno Falararo de Mello • João Pedro Pezzato • Christiane Fernanda da Costa
EIXO 2 - TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA
Cartografia, SIG e raciocínio geográfico no ensino de Geografia: panoramas e tendências para a educação geográfica
Sonia Castellar • Igor Rafael de Paula
A Cartografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os mapas animados e interativos como recursos pedagógicos na Educação Básica no Brasil
Tadeu Jussani Martins • Andréa Aparecida Zacharias
Mapeamento colaborativo com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação acessíveis: elementos para releituras e atualizações do “leitor crítico de mapas” e “mapeador consciente”
Gisele Girardi • Patrícia Silva Leal Coelho
Atlas escolares y nuevas tecnologías
José Jesús Reyes Nuñez
As geotecnologias na formação de professores(as) de Geografia: por outros sentidos e possibilidades
Mariana Lima Loterio • Tânia Seneme do Canto
Cartografia e atividades diferenciadas: reflexos na aprendizagem e no exercício da cidadania
Angelica Carvalho Di Maio
O uso do Minecraft no ensino de Cartografia
Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena • Barbara Gomes Flaire Jordão
EIXO 3 - CARTOGRAFIA SOCIAL NO ENSINO DE CARTOGRAFIA
Histórias infantis e linguagem cartográfica: a construção dos saberes geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Luana Maria Xavier Silva Abreu • Denis Richter
Os mapas mentais como expressões simbólicas em tempos de pandemia
Rosangela Lurdes Spironello • Lígia Cardoso Carlos • Liz Cristiane Dias
Geograficidades e cartograficidades: os mapas mentais e o ato de representar
Amélia Regina Batista Nogueira
A Caatinguinha fica no Nordeste? ludicidade e Geografia escolar
Valéria Cazetta • Camila Araujo Gomes Medeiros
Mapas topológicos e topografias envolventes: reflexões epistemológicas para uma educação cartográfica plural
Thiara Vichiato Breda
O cinema como dispositivo na prática social cartográfica: a proposta metodológica da produção coletiva do filme “Localização e identidade”
Rogério Borges • Andréa Aparecida Zacharias
EIXO 4 - METODOLOGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA
Cartografia Escolar e gêneros textuais: experiência didático-pedagógica no encontro binacional Brasil e Chile
Christiane Fernanda da Costa • João Pedro Pezzato • Ximena Edith Cortés Quezada • Silvana Andrea Núñez Thompson
Contribuições das diferentes linguagens na formação dos alunos de Geografia a partir das experiências do PIBID
Liz Cristiane Dias • Rosangela Lurdes Spironello • Lígia Cardoso Carlos
Cartografia Escolar e os fenômenos da natureza: materiais paradidáticos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer • Patricia Helena Mirandola Garcia • Mayara Cristina Rodrigues dos Santos
O papel da imaginação na elaboração de conceitos cartográficos por estudantes com cegueira congênita
Tamara de Castro Régis • Ruth Emília Nogueira
Atlas Geográficos e suas contribuições para as Leis 10639/2003 e 11645/2008
Adriany de Ávila Melo Sampaio • Antônio Carlos Freire Sampaio
O Atlas Escolar Municipal e a parceria entre universidade e Educação Básica: relato de experiência
Joseane Gomes de Araújo • Ione Oliveira Jatobá Leal • Daniel Carneiro Reis
Atlas Escolar de Mairinque-SP Geográfico e Histórico
Ismail Barra Nova de Melo
Os atlas no ensino de Geografia: o estado do conhecimento no Brasil neste início de século (2001-2020)
José Vitor Rossi Souza • João Pedro Pezzato • Christiane Fernanda da Costa
© 2023 -
AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru