Início
Institucional
O que é a AGB?
Objetivos
Diretoria
Parcerias e Intercâmbios
Publicações
Revista Ciência Geográfica
Livros
Associe-se
Submissão de Artigo
Contato
Sobre a Revista
Apresentação
Expediente
Corpo Editorial
Corpo de Pareceristas
Comissão Organizadora
Políticas
Declaração de Privacidade
Declaração de Ética
Avaliação Cega por Pares
Acesso Aberto
Normas
Edição Atual
Edições Anteriores
Declaração de Privacidade
CONVOCAÇÃO
Início
Institucional
O que é a AGB
Objetivos
Diretoria
Parcerias e Intercâmbios
Publicações
Revista Ciência Geográfica
Livros
Associe-se
Submissão de Artigo
Contato
Menu
Revista Ciência Geográfica
Online: ISSN 2675-5122 ISSN-L 1413-7461
Sobre a Revista
Apresentação
Expediente
Corpo Editorial
Corpo de Pareceristas
Comissão Organizadora
Missão
Políticas
Declaração de Privacidade
Sustentabilidade Financeira
Declaração de Ética
Avaliação Cega por Pares
Acesso Aberto
Tempo de Tramitação
Idiomas de Publicação
Seções da Revista
Normas
Edição Atual
Edições Anteriores
ANO XXIV - VOL. XXIV, Nº 1 - JANEIRO/DEZEMBRO - 2020
Publicada em 01/07/2020
Clique na imagem da capa da revista acima para ler/baixar a última edição completa
ou
nos títulos abaixo para ler/baixar cada artigo individualmente.
Carta ao Leitor
Artigos
Álvaro, Geógrafo e Educador
José Misael Ferreira do Vale
Nídia Nacib Pontuschka: perspectiva de uma trajetória profissional e acadêmica
Núria Hanglei Cacete
Conhecimento e cidadania no cotidiano da sala de aula. Tributo a Álvaro e Nídia: revisitando suas sementes quase quatro décadas depois
Izabel Castanha Gil
Álvaro José de Souza e o ensino de Geografia
Wellington dos Santos Figueiredo · Elian Alabi Lucci · Maria da Graça Mello · Lourenço Magnoni Júnior
Estudar e ensinar as cidades latino-americanas: um desafio para o professor de Geografia
Lana de Souza Cavalcanti
Na Geografia, a paisagem, o estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem
Helena Copetti Callai
O uso da pesquisa colaborativa na investigação sobre o ensino de Geografia
Genylton Odilon Rêgo da Rocha· Eliézer Andrade de Abreu
Por um ensino de Geografia questionador e reflexivo utilizando fotografias do livro didático
Alcimar Paulo Freisleben · Nestor André Kaercher
Geografias e histórias numa fábula sobre andar em círculos e ainda assim resistir
Nelson Rego
Em busca dos fundamentos: o problema da identidade e do método – parte I: a Geografia da totalidade
Ruy Moreira
A miséria da Geografia escolar e a resposta anticolonialista
Tulio Barbosa
Os desafios da formação de professores de Geografia na UFMS, Câmpus de Aquidauana: a aula de campo como perspectiva interdisciplinar
Lucy Ribeiro Ayach · Ricardo Lopes Batista · Fernando Rodrigo Farias
O sentido de região: identidade e lugar – a região cacaueira da Bahia
Lurdes Bertol Rocha
Quando outras linguagens entram em cena: os desafios e aprendizados de uma experiência
Maria José Martinelli Silva Calixto
A excursão linear como instrumento do processo ensino-aprendizagem em Geografia Física
Lucivânio Jatobá · Alineaurea Florentino Silva
A psicogeografia como trajetos metodológicos: dimensão afetiva no agenciamento de espaços formativos, “fora da escola”
Natanael Reis Bomfim
A prática dos cartões-postais no ensino de Geografia
Vitor Ferreira de Souza · Rodrigo Chechi Marineli · Lourenço Magnoni Júnior
O continente africano e o futuro das regiões periféricas no período da globalização
Cristiano Nunes Alves · Livia Cangiano Antipon
Análise comparativa do conteúdo/linguagem cartográfica nos materiais pedagógicos de Geografia no ensino do Estado de São Paulo na educação básica pública
Nathália Pereira Dourado · Patricia Helena Mirandola Garcia · Lucas Henrique de Souza
O uso do livro didático como atividade pedagógica na disciplina “Geografia do Brasil” no curso de licenciatura em Geografia
Wilson Martins Lopes Júnior
A prática de mapear e o discurso cartográfico na era da geoinformação
Christian Nunes da Silva
Trabalhando com fenômenos da natureza sob a perspectiva da aprendizagem colaborativa no ensino de Geografia
Ana Clarissa Stefanello · Marcia Aparecida Procópio da Silva Scheer
A Geografia e o(a) professor(a): um desafio diário
Leandra de Lourdes Rezende Amaral
Habita em nós uma residência pedagógica: a propósito do subprojeto de Geografia da UEMA
Poliana dos Santos de Carvalho · José Arilson Xavier de Souza
Territórios quilombolas e o ensino de Geografia
João Almeida dos Santos · Candida Soares da Costa
A pedagogia de Freinet no ensino de Geografia: a “aula de descobertas” e o desenvolvimento da consciência socioambiental
Susana Marilu Mainini Sakamoto · Adrieli Cristina Carnietto · Lourenço Magnoni Junior
Narrativasimagens: relação entre currículo praticado e as maneiras de morar, (com)viver e experienciar o bairro
Silvia Letícia Costa Pereira Correia · Natanael Reis Bomfim
Políticas curriculares em contextos amazônicos: desafios para uma educação indígena com/na/pela diferença
Thiara Vichiato Breda
Formação de professores de Geografia na Amazônia: TIC e ensino no norte do Tocantins
Antônia Márcia Duarte Queiroz
Agricultura e soberania alimentar no ensino médio: temas do currículo avaliado
Silvia Aparecida de Sousa Fernandes
Ensino de Geografia e as relações raciais: o projeto que nós propomos como intervenção metodológica para o resgate da cultura e identidade na comunidade remanescente quilombola de Vila Nova Jutaí – Breu Branco - PA
Karleison Coelho da Paixão · Marcus Vinicius Mariano de Souza · Robson Alves dos Santos · Dionel Barbosa Ferreira Junior
A importância da coleta seletiva e reciclagem para os alunos do Colégio Estadual do Jardim Cruzeiro e comunidade de entorno, Umuarama - PR
Léia Cristina Scaldalai · Neocaty Cuevas de Andrade · Odair Delgado Sanches Junior · Juliano Strachulski
A Geografia da infância no ensino fundamental em Nova Iguaçu/RJ
Clézio dos Santos
© 2024 - AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru