revista_xxvi_2
Início
Institucional
O que é a AGB
Objetivos
Parcerias e Intercâmbios
Diretoria
Publicações
Revista Ciência Geográfica
Livros
Associe-se
ENVIO DE ARTIGO
Notícias
Revista Ciência Geográfica
Online: ISSN 2675-5122 ISSN-L 1413-7461
Apresentação
Expediente
Corpo Editorial
Normas
Edição Atual
Edições Anteriores
Contato
ANO XXVI - VOL. XXVI, Nº 3 - JANEIRO/DEZEMBRO - 2022
Publicada em 31/10/2022
EDIÇÃO ATUAL
Clique na imagem da capa da revista acima para ler/baixar a última edição completa
ou
nos títulos abaixo para ler/baixar cada artigo individualmente.
Carta ao Leitor
Artigos
Experimentando cinema num lugar-escola a partir de paisagens em desaparição
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3064
Katharine Rafaela Diniz Nunes
A leitura da paisagem pelos croquis cartográficos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3053
João Marcos Garcia Vieira • Andréa Aparecida Zacharias
O estudo da paisagem nos anos iniciais e a Geovisualização: um olhar pela teoria histórico-cultural
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3054
Rubiane da Silva Moreira • Paula Cristiane Strina Juliasz
O estudo das paisagens do lugar de vivência pelo atlas geográfico escolar de Jacobina/BA/Brasil
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3055
Joseane Gomes de Araújo • Andréa Aparecida Zacharias
Contribuições metodológicas e práticas sobre o ensino da paisagem e do lugar Uberaba/MG a docentes da rede municipal de ensino
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3056
Karine de Freitas Amaral Rodrigues • Andréia Medinilha Pancher
A construção da paisagem na educação geográfica. Uma leitura desde Portugal
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3059
Sérgio Claudino
A representação das paisagens no Ensino Fundamental no Brasil por meio do uso de recursos gráficos interativos
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3060
Tadeu Jussani Martins • Andréa Aparecida Zacharias
O ensino de Geografia e a percepção do aluno sobre a paisagem vivida: experiência no âmbito do PIBID por meio de pesquisa e desenhos
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3061
Maria Clara Franco Sousa • Lucas Luan Giarola • Carla Juscélia de Oliveira Souza
Educação na cidade e teatro de rua: uma proposta de viagem formativa
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3062
Wyller Villaças Siqueira Mesquita • Dilza Côco • Priscila de Souza Chisté
Arquitetura pomerana estereotipada: uma viagem formativa desvelando a identidade de “fachada”
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3065
Swami Cordeiro Bérgamo • Sandra Soares Della Fonte
Concepção de paisagem entre estudantes do 1º ano da Educação Básica: discussão a partir de estudo de caso
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3066
Carla Juscélia de Oliveira Souza • Alícia de Oliveira Moreira Pereira • Luana Maria de Moura Silva
Educação na cidade: os “predinhos” de Jabaeté
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3067
João Nolasco Ribeiro • Sandra Soares Della Fonte
Da cidade como obra e espaço de lutas
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3068
André Luiz Neves Jacintho • Letícia Queiroz de Carvalho
Paulo Freire, ensino, espaços-não formais de educação na paisagem urbana e a formação inicial e literária do professor do campo
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3069
Letícia Queiroz de Carvalho • Soraya Ferreira Pompermayer
Música e Cidade: Vitória em canções capixabas
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3070
Maria Raquel Ardisson Passos • Sandra Soares Della Fonte
Círculo de leitura na EJA em diálogo com a paisagem urbana de Vitória: uma experiência de alteridade a partir da “Rosa Caramela” e da “Pietà do Lixo”
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3073
Alessandra Helena Ferreira • Letícia Queiroz de Carvalho
As paisagens do livro “Os Sertões” através da leitura, imaginação e interpretação do artista plástico impressionista Otoniel Fernandes
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3074
Luiz Henrique dos Santos
Paisagem e memória: a raposa e a Maceió da infância de Lêdo Ivo
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3075
Robson dos Santos Almeida
A paisagem urbana nos versos leminskianos: diálogos no ensino de literatura
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3076
Letícia Queiroz de Carvalho
Goianês: aspectos da fala goiana a partir de uma pesquisa netnográfica
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3077
Elaine Cristina Borges de Souza
O sertão nordestino nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3078
Geovany Pachelly Galdino Dantas
Narrativas dos povos originários: entrelaçando possibilidades com Geografia e Língua Portuguesa
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3079
Daniele Almeida Soares • Janaína de Oliveira Freitas Coutinho • Maria Beatriz Ferreira Celestino Costa • Regina Godinho de Alcântara
Variação do imperativo gramatical no português brasileiro: representações em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem e do Chico Bento Moço
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3081
Carolina Barroca Faria • Maria Marta Pereira Scherre
Considerações sobre o significado social da variação dos pronomes de segunda pessoa do singular: variedades maranhense e brasiliense
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3082
Carolina Queiroz Andrade • Cibelle Corrêa Béliche Alves • Maria Marta Pereira Scherre
“Ouriqueer” - As memórias, as festas e o movimento LGBT de Ourinhos
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3083
Caio Campos Monteiro Vicente • Fabiana Lopes da Cunha • Andrea Aparecida Zacharias
Paisagem Cultural da Pirite Alentejana: do conceito às estratégias
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3084
Marta Duarte Oliveira
Geografia do sentimento: a construção do Nordeste brasileiro, breves considerações
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3085
Priscilla Pinheiro Quirino
Representações da paisagem na história: as mulheres na Baixa Idade Média
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3086
Érika Cristiane Pinheiro de Melo • Saul António Gomes
Abordagens educativas da água e BNCC: potencialidades pedagógicas de uma cartilha didática
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3087
Delaine Motta Lanes • Francisca Marli Rodrigues de Andrade • Jean Carlos Miranda
© 2022 -
AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru