ANO IX - VOL. IX, Nº 3 - SETEMBRO/DEZEMBRO - 2003

Carta ao Leitor

 

Com muita satisfação apresentamos aos nossos leitores a edição de setembro/dezembro de 2003 da Revista Ciência Geográfica.

O presente número, assim como os anteriores, versa sobre a produção geográfica e amplitude atingida por essa ciência.

Abrindo o cabedal de trabalhos, Elvis Christian, na seção "Fronteiras da Geografia", narra uma história concisa a respeito dos mapas. Mariane de Oliveira Biteti analisa a geografia do trabalho na obra de Pierre George. Ester Limonad estuda o novo paradigma de produção industrial tendo como foco o caso do Médio Vale do Paraíba Fluminense. Edson Belo expõe as contradições na relação do consumo da natureza através do turismo. A expansão do eucalyptus em Botucatu-SP é estudada por Zacarias de Barros e outros. Fechando a seção, Valêncio Manoel aborda a problemática das políticas públicas ambientais em nosso país.

Na seção "Contribuição ao Ensino", Elian Alabi Lucci tece reflexões sobre o processo educacional no mundo contemporâneo, alertando para a importância do contínuo aprendizado. Charles Pennaforte relata a educação brasileira em relação a prática neoliberal. Um discurso reflexivo acerca da ciência geográfica e sua função em instituições educacionais é o tema desenvolvido por João César Abreu de Oliveira. Christian Nunes da Silva e Viviane da Silva Caetano abordam os ensinos público e de geografia sobre a égide do contexto acadêmico.

A seção de "Resenhas" apresenta sínteses de livros destinados à pesquisa, método e ensino e também periódicos especializados.

Com a publicação de mais essa edição, esperamos atender aos anseios de nossos leitores, divulgando trabalhos que se constituem em informações que julgamos ser de grande valia para o enriquecimento do conhecimento geográfico.

Os Editores