ELABORAÇÃO DE PARECERES TÉCNICOS, DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS E DE DEFESA DO ENSINO PÚBLICO

Posicionamento perante a UNESP/Bauru envolvida no Programa de Educação Continuada (PEC – Área de Geografia) realizado para capacitar os professores da Rede Pública, através da análise e crítica à organização das atividades, aos materiais impressos e utilizados pelos os MONITORES envolvidos;

Defesa do Ensino Público ao manifestar-se contrária a resolução do governo paulista que ao seguir a lógica de Estado mínimo, iniciou em 1998, acelerando o desmonte da Rede oficial de Ensino, a redução de aulas nas grades curriculares das escolas, contrária ao sistema de atribuição de aulas desorganizado e autoritário utilizado este ano pela Secretaria de Estado da Educação,  contrária ao tratamento do professor enquanto mero executor de políticas elaboradas por “instâncias” reconhecidamente especializadas da burocracia do Estado, contrária ao desmonte da escola pública e gratuita, em prol do ensino privado de “qualidade duvidosa, publicando o manifesto: “EM DEFESA DO ENSINO PÚBLICO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA REDE OFICIAL DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO”, lavrado na AGB/Bauru e publicado na 13ª edição de “O Espaço do Geógrafo”;
Co-signatária e participante da elaboração do manifesto: “FÓRUM REGIONAL EM DEFESA DO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS”, com inúmeras entidades de classe e universidades.  
Elaboração por solicitação do MEC de parecer institucional os PCNs de 1ª a 4ª e 5ª a 8ª séries (Geografia – Documento Introdutório) avaliando seus fundamentos ideológicos e levantando sérias ressalvas à estruturação dos documentos, especialmente no que diz respeito a fidelidade científica das abordagens e da bibliografia mencionada;